O Local

Arraial d’Ajuda

É raro para o viajante experiente pagar o taxi e, ao chegar ao seu destino, encontrar um lugar extremamente elegante além de histórico, poder escolher entre a paz completa e baladas 24h por dia, encontrar quiosques onde todos estão se divertindo ao som do Axé e Reggae e, ao mesmo tempo, encontrar praias desertas e apenas o barulho das ondas à sombra de coqueiros a apenas dez minutos dali. E feições que você normalmente vê nas capas de revistas encontram-se e conversam na pista de dança com os rapazes do vilarejo que entregam mercadorias — os rapazes são os melhores dançarinos!

Único não é uma palavra para se usar sem ponderações — significa que há apenas um de seu gênero no mundo. E isso vale para o vilarejo de Arraial d’Ajuda no nordeste do Brasil, assim como para a Casa do Dean, que você pode alugar e nela vivenciar algo que não encontrará em lugar algum.

Os livros dizem que Arraial d’Ajuda é uma vila de pescadores que foi descoberta por hippies nos anos 60. Foi, e ainda é inconfundivelmente rural, com muito mais que um toque de história — há veículos de quatro rodas e carros, mas eles têm que dar passagem a charretes puxadas por burros. Não se surpreenda se encontrar um cavalo amarrado ao lado do seu automóvel no estacionamento do supermercado e o cavaleiro virando uma cerveja não muito longe dali.

Os registros históricos mais antigos de Arraial são do século 16 com o início da igreja e o que é hoje o centro do vilarejo. Há procissões e festivais o ano todo.

Arraial é hoje uma comunidade internacional próspera, com quatro ou cinco shopping centers requintados, uma fantástica rede de bares e restaurantes — mais do que você possa enumerar — com uma vida noturna que vai além de 24 horas a seu bel-prazer e acesso a algumas das melhores praias do Brasil.

Foi nesta costa, que hoje é chamada de Costa do Descobrimento, que o navegador português Pedro Álvares Cabral aportou em 1500 para reivindicar o Brasil para o seu Rei. A primeira vista foi do Monte Pascoal, alguns km ao sul de Arraial, e ele ancorou um pouco mais ao norte na Coroa Vermelha. Você pode obter mais informações sobre a história no museu localizado na parte histórica de Porto Seguro e viajando ao longo da costa até Santa Cruz Cabrália.

Arraial d’Ajuda é um município de Porto Seguro, onde se localiza o aeroporto comercial mais próximo.

A Costa do Descobrimento

O trecho da Mata Atlântica ao longo da Costa do Descobrimento onde Arraial está situado foi um dos importantes locais que foram inclusos na lista do Patrimônio Mundial da UNESCO em 1999. Apesar de décadas de desmatamento, partes da floresta ainda têm o maior nível de biodiversidade da Terra. Dezessete das 21 espécies de primatas são apenas encontradas lá, assim como 900 das 2000 espécies de borboletas.

Ao longo da costa ao sul você encontrará:

Ao norte após cruzar o Rio Buranhém de balsa você encontrará: