O que você pode fazer em Arraial d’Ajuda ou nos arredores:
-
Tomar sol e esquecer o mundo.
-
Passar o tempo como a maioria dos brasileiros, tomando cerveja gelada ou caipirinha em um quiosque na praia ou no vilarejo. (Caipirinha é um coquetel de cachaça, a bebida local, com limão esmagado, gelo e açúcar — uma alternativa segura é a Caipirosca feita com Vodka Smirnoff ou algo similar).
-
Passear pela costa em direção a uma das praias intactas ao sul, a poucos km de Arraial. Você passará por alguns quiosques, mas encontrará longos trechos de paz e areias douradas quase desertas rodeadas por grandiosas falésias e alguns coqueiros.
-
Faça trilha na Mata Atlântica com um guia autorizado e aprecie a natureza.
-
Ande a cavalo na praia durante a maré baixa, nas falésias ou no interior.
-
Mergulhe ou faça snorkelling.
-
Passe um dia pescando.
-
Aprenda ou pratique Capoeira, uma dança afro-brasileira e também arte marcial.
-
Faça kitesurfing ou windsurfing.
-
Alugue um caiaque para andar no mar (nos recifes) ou suba os rios da região.
-
Jogue golfe no clube de golfe mais requintado do Brasil com uma paisagem fantástica.
-
Faça um passeio de lancha ou escuna.
-
Faça um passeio de van/mini-ônibus com guia a praias e fazendas locais.
-
Visite uma reserva indígena, veja o artesanato e aprenda sobre a medicina tradicional indígena.
-
Alugue um buggy, uma motocicleta ou uma bicicleta (veículos motorizados não são permitidos nas praias) e ande por trilhas e estradas de terra para chegar a vilarejos vizinhos, conheça uma fazenda de búfalos.
-
Faça um passeio de escuna de Porto Seguro ao recife de corais em Recife de Fora (maré baixa). Há um outro grande recife no parque marinho de Coroa Alta acessível de barco por Santa Cruz Cabrália. Além de aprender sobre recifes de corais, você descobrirá muitas coisas sobre como os brasileiros se divertem!
-
Passe um dia no Arraial Eco Parque, o parque aquático ecológico de Arraial D’Ajuda — recomendado como uma experiência extremamente brasileira, especialmente quando há uma das bandas mais conhecidas tocando, como o Olodum.
-
Faça Yoga ou sessões de meditação.
-
Faça uma massagem relaxante — tanto na praia quanto em casa.
-
Assista a um culto budista.
-
Dance Forró, Lambada ou Zouki ou faça aulas caso você não saiba dançar.
-
Compre artesanato (à noite) na pequena feira de artesanato de Arraial ou na movimentada e adequadamente chamada Passarela do Álcool em Porto Seguro.
-
Passeie pela parte histórica de Porto Seguro. O Museu é um bom lugar para se começar a entender a história da colonização portuguesa no Brasil; a mostra indígena em Coroa Vermelha conta a história do ponto de vista dos índios, os nativos originais. A alguns quilômetros de Porto de Seguro encontra-se uma reprodução de uma das caravelas da frota de Cabral que pode ser visitada.
Seguindo adiante
-
Vá ver pessoas em Trancoso (25 km ao longo da praia); é ‘o’ lugar para top models, cantores e famosos do Brasil e do mundo.
-
Belmonte (88 km ao norte): há um fascinante passeio de barco pela área protegida do mangue. Você pode fazer um passeio curto ou uma mini-viagem de 3 horas pelo rio Jequitinhonha até Canavieiras, o centro da pesca do Marlin azul (agulhão).
-
Pegue a balsa em Arraial d’Ajuda-Porto Seguro, faça um passeio de barco pelo rio Buranhém até a Ilha do Macaco.
-
Visite o Parque Nacional de Monte Pascoal - O Monte Pascoal foi a primeira visão das terras brasileiras que os portugueses tiveram ao chegar ao Brasil em 1500.
No tempo certo
-
Fevereiro-Março — varia de acordo com o calendário Cristão: dance nas ruas, pule o Carnaval — noites de festa tradicional em Arraial ou uma maratona de dez dias em Porto Seguro — sempre com as melhores bandas de Salvador tocando todas as noites das 10 pm até o café da manhã do dia seguinte. Tente recuperar o sono atrasado durante o dia!
-
7 a 15 de Agosto: junte-se aos 15.000 romeiros que vão a Arraial d’Ajuda de todas as partes do Brasil para celebrar a festa anual da Santa Nossa Senhora d’Ajuda - a santa padroeira do vilarejo.
-
Julho a Novembro: Veja as baleias-jubarte no Parque Nacional Marinho de Abrolhos. Os barcos partem de Caravelas (200 km ao sul pela rodovia). Há viagens mais longas pelo mar ou mini-ônibus que saem de Arraial d’Ajuda.